quinta-feira, 3 de maio de 2012


A LENDA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE:


A LENDA DO CANTA GALO




Reza a lenda que em tempos passados, São Tomé era o refúgio de todos os galos do mundo. O cocorococó que reinava nesse lugar era imenso e ensurdecedor. Em sua algazarra, os galos esqueciam-se de que não eram os únicos habitantes da ilha.  Apesar de alguns estarem contentes com a alegria barulhenta das aves, outros, mais numerosos, estavam furiosos com os galináceos e resolveram mandar a eles um aviso, segundo o qual aconselhavam os galos a mudarem-se para um lugar mais afastado. Se isso não acontecesse num prazo de 24 horas, haveria guerra e o grupo vencedor poderia ficar no local.


 Os galos optaram pela mudança e convocaram uma reunião para decidir quem seria o chefe da expedição. Após escolherem como líder um galo grande e preto, iniciaram a viagem, após muito procurarem, encontraram o lugar que parecia ter sido feito para eles e ali se fixaram. Desde então, nunca mais se viu os galos cantarem desordenadamente, mas somente em local determinado e com hora certa. Esse lugar acabou sendo designado, pelos habitantes das ilhas, de Canta Galo. Esse local existe, ainda hoje, e tornou-se um distrito com o mesmo nome.   


Trabalho Realizado por: OSVALDO CARVALHO Nº17
Destinado á: Professora EUGÉNIA MOURA

Disciplina de: Português
Curso: Técnico Auxiliar de Saúde
1º Ano 2011/2012















Relatório da Visita De Estudo 

Local: Aquário Vasco da Gama em Lisboa
Hora da partida:09:00 h
Chegada á Lisboa : 12:00 h
Chegada e entrada no Aquário: 14:00 h
Fim da visita: 16:00 h
Chegada a Idanha-a-Nova: 19:30 h



Realizador do Trabalho: Osvaldo  Carvalho
 Nº 17
Destinatário: Professora Eugénia Moura

Curso: Técnico Auxiliar de Saúde
1º Ano 2011/2012





No dia 20 de Abril de 2012, nós da turma de de Técnico Auxiliar De Saúde (TAS) acompanhados das professoras, sendo elas : de Biologia, Verónica Rocha e de Português que também é a nossa directora de turma: Eugénia Moura, fomos á uma visita de estudo ao Aquário Vasco da Gama em Lisboa . A visita baseou-se nos conceitos desenvolvidos na aula biologia e não só.


O ponto de partida foi na EPRIN as 09:00 H, chegamos á Lisboa (Aquário Vasco da Gama)  as 14:00 H isto porque antes de chegarmos a Lisboa, fizemos uma breve paragem  de relaxamento em Abrantes que durou aproximadamente 20 minutos e uma outra paragem já em Lisboa na hora do almoço e como já é típico foi no McDonald . Depois do almoço, ainda tivemos um tempo para divertir um com os outros e logo a seguir partimos com destino ao Aquário.


 Nem todos os alunos da turma  estiveram  presentes,  fomos recebidos por uma funcionária do Aquário.
Num só grupo e de forma muito bem organizada foi-nos sendo apresentado as diferentes espécies de seres vivos (até um já morto: que era o caso da gigantesca Lula) presentes no Aquário.





O AQUÁRIO VASCO DA GAMA:

Situado em Algés o Aquário Vasco da Gama, , na fronteira de Oeiras considerada uma zona ocidental de Lisboa, inaugurado a 20 de Maio de 1898 numa cerimónia de grande impacto público, na presença da Família Real e numerosas individualidades da época. 

Foi um dos primeiros aquários no mundo, sendo a sua construção ordenada pela Comissão Executiva da celebração do 4º Centenário da partida de Vasco da Gama para a viagem do descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia. 



O aquário Vasco da Gama constitui, a par do Jardim Zoológico de Lisboa, um expoente Dos vivos denominados Museus do Pais. No aquário, uma Exposição de Seres vivos oferece uma Imagem verdadeira e dinâmica do verdadeiro mundo subaquático. Actualmente,o Aquário tem como objectivo a importante tarefa de divulgar a Vida Aquática .



A visita para além de ter sido muito educativa, também foi muito divertida pois como sempre nós da turma TAS* divertimo-nos um com os outros e ao mesmo tempo trocando conhecimentos.